Especificação de Caso de Uso
Para especificar um caso de uso devemos ter
como referencia um diálogo entre homem e maquina (sistema), onde deverá iniciar
o diálogo pelo homem ou por um processo automatizado. Representamos por uma
unidade discreta de interação entre as partes. Onde o homem inicia o diálogo e
a sistema responde finalizando, para toda ação deverá ter um reação. As reações
do sistema poderão ser apresentadas de forma de um resultado e/ou simplesmente
uma mensagem.
A especificação de caso de uso deve descreve
o que acontece dentro do sistema, como ele deverá se comportar quando estiver
pronto e não o porquê nem como, não descreve como o sistema deverá ser
construído. Exemplo, não é muito esclarecedor dizer que o ator fornece
informações do cliente. Temos que ser mais detalhistas nas informações, poderíamos
dizer que ele fornece o nome, cpf, rg e
o endereço do cliente e fazer uma referencia a um anexo onde devemos colocar
mais informações do tipo: tamanho, tipo, regra de apresentação, mascara e
descrição sobre o campo. Definimos como boas práticas a utilização de desenho
da tela informando os campos que deverá conter e suas ações que poderá ser
executadas e referencia sempre o anexo com informações complementares. É recomendado
utilizar um glossário de termos para manter a complexidade do caso de uso
especificado sob controle, a utilização da especificação do inverso onde são
colocado todas as informações que não serão tratadas.
Na especificação utilizamos narrativas em texto descritivo. Descrevendo o funcional de forma que o leitor possa visualizar uma "fotografia" através das palavras possibilitando descobrir e registrar requisitos de sistemas. Não podemos deixar de citar os Diagramas de Casos de Uso que são representações do mesmo. Não podemos deixar de relacionar os "atores". Um ator é um humano ou entidade máquina e sistema que interage com o sistema para executar uma significante ação.
Normalmente evitam o
uso de termos técnicos para quem vai utilizar o sistema e para quem vais construir
devemos criar um documento de apoio com os termos técnicos para auxiliar no
desenvolvimento. É comum mesclar estas informações utilizando anexo na
especificação de caso de uso, assim, podemos manter a clareza na verificação e
validação da especificação junto com quem vai utilizar o sistema e diminuir os
riscos e impactos na construção.
Modelos para a especificação de caso de uso:
<
Nome do cenário.
1.
Este caso de uso se inicia quando...
2...;
3. O
caso de uso é encerrado.
>
1° Modelo:
Pesquisar
xxxxx
1.
Este caso de uso se inicia quando o ator seleciona no item de menu a opção
Cadastramento de xxxxx;
2.
O sistema apresenta a tela conforme o “Anexo
I – Pesquisar xxxxx”, apresentando a mensagem de orientação “Mensagem para orientar o usuário sobre a
funcionalidade”, o botão “Pesquisar”
e as opções: Limpar Campos(A1), Incluir
xxxx(A2); (RN001); (E001);
3.
O ator preenche o(s) campo(s) para pesquisar o desejado e aciona o botão “Pesquisar”;
4.
O sistema apresenta a tela com a pesquisa conforme o “Anexo II – Resultado da Pesquisa” e com as opções: Limpar Campos(A1), Incluir xxxx(A2), Editar xxxx(A3), Excluir
xxxx(A4), Imprimir xxx(A5), (RN002), (RN003), (E001), (E002), (E003), (E004);
5.
Este caso de uso se encerra.
2° Modelo:
.
Pesquisar
xxxxx
1.
Este caso de uso se inicia quando o ator seleciona no item de menu a opção
Cadastramento de xxxxx;
2.
O sistema apresenta a tela conforme o “Anexo
I – Pesquisar xxxxx”;
2.1 O sistema apresentando
a mensagem de orientação “Mensagem para
orientar o usuário sobre a funcionalidade”;
2.2 O sistema disponibiliza o botão “Pesquisar” com
as opções: Limpar Campos(A1), Incluir
xxxx(A2);
2.3 O sistema
deverá executar a regra de negócio: (RN001);
(E001);
3.
O ator preenche o(s) campo(s) para pesquisar o desejado;
3.1 O ator aciona
o botão “Pesquisar”;
4.
O sistema apresenta a tela com a pesquisa conforme o “Anexo II – Resultado da Pesquisa”;
4.1 O sistema disponibiliza
as opções: Limpar Campos(A1), Incluir
xxxx(A2), Editar xxxx(A3), Excluir xxxx(A4), Imprimir xxx(A5);
4.2 O sistema
deverá executar as regras de negócio: (RN002), (RN003), (E001), (E002), (E003), (E004);
5.
Este caso de uso se encerra.
3° Modelo:
.
Pesquisar
xxxxx
1.
Este caso de uso se inicia quando o ator seleciona no item de menu a opção
Cadastramento de xxxxx;
2.
O sistema apresenta a tela com a mensagem de orientação “Mensagem para orientar o usuário sobre a funcionalidade”, com o
botão “Pesquisar” e os seguintes
campos:
·
Nome (filtro para pesquisa)
·
CPF (filtro para pesquisa)
·
RG (filtro para pesquisa)
2.1 O sistema apresenta as opções: Limpar
Campos(A1), Incluir xxxx(A2); (RN001); (E001);
3.
O ator preenche o(s) campo(s) para pesquisar o desejado e aciona o botão “Pesquisar”;
4.
O sistema apresenta a tela com o resultado da pesquisa nos seguintes campos:
·
Nome
(filtro para pesquisa)
·
CPF (filtro para pesquisa)
·
RG (filtro para pesquisa)
·
Nome (na tabela sendo o resultado)
·
CPF (na tabela sendo o resultado)
·
Telefone (na tabela sendo o resultado)
·
Endereço (na tabela sendo o resultado)
4.1 O sistema
apresenta as opções: Limpar Campos(A1),
Incluir xxxx(A2), Editar xxxx(A3), Excluir xxxx(A4), Imprimir xxx(A5), (RN002), (RN003), (E001), (E002), (E003), (E004);
5.
Este caso de uso se encerra.
4° Modelo:
.
Pesquisar
xxxxx
1.
Este caso de uso se inicia quando o ator seleciona no item de menu a opção
Cadastramento de xxxxx;
2.
O sistema apresenta a tela com a mensagem de orientação “Mensagem para orientar o usuário sobre a funcionalidade”, com o
botão “Pesquisar”, seguintes campos:
·
Nome
(filtro para pesquisa)
·
CPF
(filtro para pesquisa)
·
RG
(filtro para pesquisa)
com as opções:
·
Limpar
Campos(A1) (na tela do sistema)
·
Incluir
xxxx(A2) (na tela do sistema)
e com
as (RN001);
(E001);
3.
O ator preenche o(s) campo(s) para pesquisar o desejado e aciona o botão “Pesquisar”;
4.
O sistema apresenta a tela com o resultado da pesquisa nos seguintes campos:
·
Nome
(filtro para pesquisa)
·
CPF
(filtro para pesquisa)
·
RG
(filtro para pesquisa)
·
Nome
(na tabela sendo o resultado)
·
CPF (na tabela sendo o resultado)
·
Telefone (na tabela sendo o resultado)
·
Endereço (na tabela sendo o resultado)
com
as opções:
· Limpar Campos(A1) (na tela do sistema)
· Incluir
xxxx(A2) (na tela do sistema)
· Editar
xxxx(A3) (na tabela sendo o
resultado)
· Excluir
xxxx(A4) (na tabela sendo o
resultado)
· Imprimir xxx(A5) (na tabela sendo o resultado)
e
com as (RN002), (RN003), (E001), (E002), (E003), (E004);
5.
Este caso de uso se encerra.
5° Modelo:
.
Pesquisar
xxxxx
1.
Este caso de uso se inicia quando o ator seleciona no item de menu a opção
Cadastramento de xxxxx;
2.
O sistema apresenta a tela com a mensagem de orientação “Mensagem para orientar o usuário sobre a funcionalidade”, com o
botão “Pesquisar”, seguintes campos:
·
Nome
(filtro para pesquisa, tamanho: 50, tipo: texto)
·
CPF
(filtro para pesquisa, tamanho: 11, tipo: numérico, mascara: 999.999.999-99 )
·
RG
(filtro para pesquisa, tamanho:150, tipo: texto, mascara: UF-número)
com as opções:
·
Limpar
Campos(A1) (na tela do sistema,
tipo: botão, hint: Limpar campos do filtro, situação: Desabilitado)
·
Incluir
xxxx(A2) (na tela do sistema, tipo:
botão, hint: Cadastrar um novo xxxxx)
e com
as (RN001);
(E001);
3.
O ator preenche o(s) campo(s) para pesquisar o desejado e aciona o botão “Pesquisar”;
4.
O sistema apresenta a tela com o resultado da pesquisa nos seguintes campos:
·
Nome
(filtro para pesquisa, tamanho: 50, tipo: texto)
·
CPF
(filtro para pesquisa, tamanho: 11, tipo: numérico, mascara: 999.999.999-99 )
·
RG
(filtro para pesquisa, tamanho:150, tipo: texto, mascara: UF-número)
·
Nome
(na tabela sendo o resultado, tamanho: n/a, tipo: texto, regra: a tabela deverá
ajusta conforme o resultado)
·
CPF (na tabela sendo o resultado, tamanho: n/a,
tipo: numérico, mascara: 999.999.999-99, regra: a tabela deverá ajusta conforme
o resultado)
·
Telefone (na tabela sendo o resultado, tamanho:
n/a, tipo: numérico, mascara: (99)9999-9999, regra: a tabela deverá ajusta
conforme o resultado)
·
Endereço (na tabela sendo o resultado, tamanho:
n/a, tipo: texto, regra: a tabela deverá ajusta conforme o resultado)
com
as opções:
· Limpar Campos(A1) (na tela do sistema, tipo: botão,
hint: Limpar campos do filtro, situação: Habilitado)
· Incluir
xxxx(A2) (na tela do sistema, tipo:
botão, hint: Cadastrar um novo xxxxx)
· Editar
xxxx(A3) (na tabela sendo o
resultado, tipo: ícone, hint: Alterar o xxxx)
· Excluir
xxxx(A4) (na tabela sendo o
resultado, tipo: ícone, hint: Excluir o xxxx, regra: habilitar o ícone somente
se não houver vinculo com outro registro)
· Imprimir xxx(A5) (na tabela sendo o resultado,
tipo: ícone, hint: Imprimir o xxxx)
e
com as (RN002), (RN003), (E001), (E002), (E003), (E004);
5.
Este caso de uso se encerra.
6° Modelo:
7° Modelo:
Sugestão para utilização de anexo:
<<IMAGEM DA
FUNCIONALIDADE>>
< Descrever as características
de todos os campos e comandos da tela anexada acima, conforme o quadro
abaixo>
O nome do campo deve está escrito
igual ao nome do referido campo na tela.
Preencher com NA, ou seja, Não se
Aplica para as características que não tiver informações.
Saiba mais sobre:
Especificação do fluxo de eventos (básico ou principal, alternativo e subfluxo). “Clique aqui”
Pré-condição e pós-condição. “Clique aqui”
Especificação do
fluxo de exceção. “Clique aqui”
Especificação do ponto
de extensão. “Clique
aqui”
Especificação de
regra de negócio. “Clique aqui”
Especificação de mensagem.
“Clique aqui”
Especificação do
cenário. “Clique
aqui”
Detalhamento do anexo.
“Clique aqui”
Especificação do inverso.
“Clique aqui”