DBLINK - Database Links

DBLINK é um objeto criado em um esquema de um banco de dados que possibilita o acesso a objetos de outro banco de dados, permitirá que o seu sistema uma vez conectado em um banco de dados poderá ter acesso em tabelas de outro banco de dados, seja ele Oracle como iremos demostrar ou outro banco de dados. Esta conexão é conhecida como Sistema de Banco de Bados Distribuídos e pode ser Homogêneo – quando acessa outros bancos de dados Oracle - e Heterogêneo – quando acessam outros tipos de bancos de dados.

No desenvolvimento de aplicações corporativas atualmente existe sempre mais de um tipo de banco de dados nas organizações, esta diversidade é por conta das evoluções das ferramentas e suportes prestados pelos os fabricantes.

Demostraremos superficialmente a necessidade de um DBLINK no desenvolvimento, com este recurso evitamos ficar criando nos sistemas vários tipos de conexão com banco de dados. Iremos aborda o DBLINK através do Oracle que na atualidade é um fabricante que possibilita mais recursos para criação de DBLINK.

Na versão 8i do Oracle ou superior já foi disponibilizado Heterogeneous Services que é um componente da Oracle Transparent Gateway, possui uma arquitetura comum e mecanismos de administração para os produtos Oracle gateway, facilitando acesso a bancos heterogêneos.

Como boa pratica utilizamos uma conectividade genérica para acessar bancos de dados não Oracle, como os protocolos ODBC ou OLE DB, através do uso dos Heterogeneous Services ODBC e OLE-DB, sem a necessidade de adquirir e configurar um agente específico para o banco de dados que se deseja acessar, isso em uma comunicação padrão, caso seja necessário a utilizações de rotinas automáticas é aconselhado à configuração manual.

Uma vez com o dblink e com os privilégios necessários, o mesmo possibilita a realização de comandos SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE ou LOCK TABLE sobre os objetos desejados do banco de dados remoto, sabendo que uma transação do banco de dados irá incluir os comandos DML (linguagem de manipulação de dados) direcionados a dblinks, tornando as operações de COMMIT e ROLLBACK sobre tais bases.























Subir